
A Associação de Pais Pró-Centro de Recuperação para Excepcionais – CEREX foi fundada em 30 de agosto de 1980, por um grupo de pais que devida à falta de local apropriado para seus filhos, saíram em busca de profissionais que prestassem este atendimento às crianças portadoras de diversas síndromes e com idades variadas.
A Diretoria do CEREX é composta por familiares dos alunos, embora o estatuto dê oportunidade para os sócios-colaboradores participarem. Como os fundadores formam os pais dessas crianças, estava evidente que buscavam um atendimento digno. Os principais objetivos da instituição sempre foi proporcionar aos atendidos um espaço onde houvesse atendimento com qualidade, sempre respeitando as limitações de cada deficiente. No inicio a instituição atendia em nível de clínica, com atuação de uma Psicóloga, depois passou a prestar atendimento através de equipe multidisciplinar (Professores, Terapeuta, Terapeuta Ocupacional, etc) naquele momento não havia convênio com nenhum órgão público devido a dificuldades financeiras e com apoio da Prefeitura Municipal de Santos, foram cedidos professores de educação especial. Em 1986 foi firmado o convênio com SEDUC, o atendimento era pedagógico.
No ano de 1999, para continuarmos recebendo a verba da Prefeitura, o CEREX tornou-se mantenedora da Escola Especial Eduardo Ballerini, onde a partir daí, pudemos sonhar e realizar a ampliação da Sede. Em 2002, exclusivamente com doações vinda do Pró-Vida, Dr. Antonio Ermírio e mais algumas da comunidade santista, bem como promoções de eventos e outras ações sociais, deu-se início as obras. Devido à falta de recursos, a construção foi muito morosa.
No final de 2008, O PROJETO ARCO-ÍRIS I, recebeu, através da captação de recursos do FMDCA, proveniente de uma empresa de São Paulo, bem como colaboradores e padrinhos, a verba necessária para conclusão da primeira etapa do projeto da nova sede, com espaço para salas de aulas, fisioterapia, computação, refeitório, cozinha, sala administrativa, banheiros, etc. Tudo acessível, conforme as orientações do CONDEFI (Conselho Municipal do Deficiente) e as leis vigentes.
A segunda etapa do projeto será destinada a dar o atendimento direcionado às atividades esportivas e de lazer.
História


